Eduardo Ramos
Após um primeiro dia de cobrança de pedágio com longas filas na RSC-287, no distrito de Palma, no último domingo (16), segunda-feira (17), o dia foi de muita movimentação de veículos e também registrou filas, mas em menor proporção. A exemplo de domingo, as filas se formaram no sentido Agudo – Santa Maria, mas foram liberadas após mudanças no sentido de cabines de cobrança.
Diferentemente do primeiro dia, quando as cancelas chegaram a ser abertas por alguns minutos, a manhã de segunda foi de pagamento obrigatório, e o tempo médio de espera chegou a quase sete minutos.
No sentido Santa Maria – Agudo, o tráfego de carros, motos e caminhões era bem mais tranquilo – cerca de cinco ou seis veículos aguardavam a passagem. Nessa direção, o quinto veículo que aguardava na fila de uma das cancelas demorou um minuto e 20 segundos até o pagamento e a liberação.
Já os motoristas que trafegavam no sentido Agudo – Santa Maria precisavam ter mais paciência, pois a fila chegava a ter cerca de 15 veículos. A reportagem contabilizou que o 10° veículo da fila demorou seis minutos e 20 segundos na fila.
Outra alternativa adotada pela concessionária é a oferta do equipamento de cobrança automática, onde os motoristas colocam um chip no carro e não precisam parar na praça de pedágio.
O que pensam os motoristas
Para o caminhoneiro Moacir Rubini, as melhorias ainda não são suficientes, e a estrada deixa muito a desejar.
– Está ruim, puro buraco. Eu caí em um desnível, que quase saltei da cabine do caminhão. Está ruim demais, e cobrando pedágio ainda – conta o motorista.
O consultor comercial Arquimedes Couto passou pela primeira vez na praça de pedágio e diz que as melhorias na rodovia são bem-vindas.
– Eu acho que vai manter a rodovia em condições boas e é sempre conveniente para todo mundo. As filas que não eram esperadas, pelo menos por enquanto não.
O motorista Jorge Lourenço, morador de Canoas, acredita que, por ser início da implantação do sistema, estejam se formando filas. Ele deixava Santa Maria e elogiou a qualidade da rodovia:
– De Santa Maria até aqui está legal, vamos ver daqui para frente. Acredito que a demora na cancela seja por falta de algum ajuste, alguma coisa. Ainda é início. A gente espera que melhore. Eu acho que são poucas cancelas. Teria que ter pelo menos mais uma – avaliou.
Onde reclamar
Reclamações sobre o funcionamento da praça de pedágio, sobre a rodovia e para socorro, os motoristas podem entrar em contato pelo telefone da Rota de Santa Maria, pelo 0800-100-0287Para fazer reclamações para a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) pelo telefone 0800-979-0066
Concessionária e Agergs apontam motivos das longas filas e próximos serviços
Durante o programa F5, da rádio CDN, na manhã de segunda, o diretor de Qualidade do Serviço da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), Ricardo Pereira da Silva, e o gerente de operações da concessionária Rota de Santa Maria, Ricardo Abreu, falaram sobre quais fatores teriam causado a demora no primeiro dia de cobranças nas praças de pedágio.
Conforme explicou Abreu, o domingo foi de muitos ajustes no sistema, principalmente nos meios de pagamento manual e automático, que apresentavam lentidão no primeiro dia:
– Por esse motivo, tivemos que liberar a cancela, porque passamos por uma manutenção corretiva. O sistema foi reiniciado e foi restabelecida a operação normal das pistas. À tarde, tivemos um pico de fluxo das 16h às 17h, foi aí que fizemos o ajuste e, felizmente, contornamos a situação da fila.
Outra situação que causou filas tem relação com as câmeras que fazem a leitura das placas. Segundo Abreu, o posicionamento das placas, que tem variação em cada carro, é visto por essas câmeras com inteligência artificial, que com o tempo se aperfeiçoam na identificação. Nesta fase inicial, trocas da letra “I” pelo número “1”, ou da letra “o”, pelo número “0” podem ocorrer.
Ainda foi feito um “papa-filas”, que é a venda antecipada do cupom do pedágio na fila, para conseguir dar vazão aos usuários.
Quanto à extensão máxima ou o limite de tempo em fila, Silva disse que o permitido é de 200 metros por 15 minutos, e de 400 metros também em 15 minutos, em vésperas de feriados, sexta-feira e domingo à tarde. Passado esse tempo, a concessionária deve tomar providências como liberar as cancelas.
– A cobrança na RSC-287 não é novidade, mas nas novas três praças são. Os usuários ainda têm dúvida. Eles perguntam preços e eventuais isenções, contudo, passado os primeiros dias, a ideia é que não hajam mais filas – disse Silva.
Ele complementou que o número de cabines é definido conforme o número de veículos que passam pela rodovia. Para apontar longas filas nas praças, Silva afirmou que tanto a concessionária quanto o usuário podem fazer o registro para que providências possam ser tomadas:
– O usuário pode baixar o aplicativo da Agergs e fazer o registro com foto. Caso o usuário permita identificar a localização, podemos saber em qual praça de pedágio o usuário está. Também temos as câmeras da Rota para fazer a verificação.
Melhorias
Ricardo Pereira da Silva, da Agergs, também falou que, a partir de agora, a concessionária tem de consertar os acostamentos e realizar sinalização vertical, entre outras melhorias:
– Existem limites de tempo em contrato, e a Rota de Santa Maria deve monitorar. Toda semana, uma equipe do poder concedente ou da Agergs vai a campo.