Empresa garante fim das filas no pedágio na RSC-287 já nos próximos dias

Maurício Barbosa

Empresa garante fim das filas no pedágio na RSC-287 já nos próximos dias

Eduardo Ramos

Primeiro dia útil de pedágio. Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Após um primeiro dia de cobrança de pedágio com longas filas na RSC-287, no distrito de Palma, no último domingo (16), segunda-feira (17), o dia foi de muita movimentação de veículos e também registrou filas, mas em menor proporção. A exemplo de domingo, as filas se formaram no sentido Agudo – Santa Maria, mas foram liberadas após mudanças no sentido de cabines de cobrança.

Diferentemente do primeiro dia, quando as cancelas chegaram a ser abertas por alguns minutos, a manhã de segunda foi de pagamento obrigatório, e o tempo médio de espera chegou a quase sete minutos.

No sentido Santa Maria – Agudo, o tráfego de carros, motos e caminhões era bem mais tranquilo – cerca de cinco ou seis veículos aguardavam a passagem. Nessa direção, o quinto veículo que aguardava na fila de uma das cancelas demorou um minuto e 20 segundos até o pagamento e a liberação.

Já os motoristas que trafegavam no sentido Agudo – Santa Maria precisavam ter mais paciência, pois a fila chegava a ter cerca de 15 veículos. A reportagem contabilizou que o 10° veículo da fila demorou seis minutos e 20 segundos na fila.

Outra alternativa adotada pela concessionária é a oferta do equipamento de cobrança automática, onde os motoristas colocam um chip no carro e não precisam parar na praça de pedágio.

O que pensam os motoristas

Para o caminhoneiro Moacir Rubini, as melhorias ainda não são suficientes, e a estrada deixa muito a desejar.

– Está ruim, puro buraco. Eu caí em um desnível, que quase saltei da cabine do caminhão. Está ruim demais, e cobrando pedágio ainda – conta o motorista.

O consultor comercial Arquimedes Couto passou pela primeira vez na praça de pedágio e diz que as melhorias na rodovia são bem-vindas.

– Eu acho que vai manter a rodovia em condições boas e é sempre conveniente para todo mundo. As filas que não eram esperadas, pelo menos por enquanto não.

O motorista Jorge Lourenço, morador de Canoas, acredita que, por ser início da implantação do sistema, estejam se formando filas. Ele deixava Santa Maria e elogiou a qualidade da rodovia:

– De Santa Maria até aqui está legal, vamos ver daqui para frente. Acredito que a demora na cancela seja por falta de algum ajuste, alguma coisa. Ainda é início. A gente espera que melhore. Eu acho que são poucas cancelas. Teria que ter pelo menos mais uma – avaliou.

Onde reclamar

Reclamações sobre o funcionamento da praça de pedágio, sobre a rodovia e para socorro, os motoristas podem entrar em contato pelo telefone da Rota de Santa Maria, pelo 0800-100-0287Para fazer reclamações para a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) pelo telefone 0800-979-0066

Concessionária e Agergs apontam motivos das longas filas e próximos serviços

Durante o programa F5, da rádio CDN, na manhã de segunda, o diretor de Qualidade do Serviço da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), Ricardo Pereira da Silva, e o gerente de operações da concessionária Rota de Santa Maria, Ricardo Abreu, falaram sobre quais fatores teriam causado a demora no primeiro dia de cobranças nas praças de pedágio.

Conforme explicou Abreu, o domingo foi de muitos ajustes no sistema, principalmente nos meios de pagamento manual e automático, que apresentavam lentidão no primeiro dia:

– Por esse motivo, tivemos que liberar a cancela, porque passamos por uma manutenção corretiva. O sistema foi reiniciado e foi restabelecida a operação normal das pistas. À tarde, tivemos um pico de fluxo das 16h às 17h, foi aí que fizemos o ajuste e, felizmente, contornamos a situação da fila.

Outra situação que causou filas tem relação com as câmeras que fazem a leitura das placas. Segundo Abreu, o posicionamento das placas, que tem variação em cada carro, é visto por essas câmeras com inteligência artificial, que com o tempo se aperfeiçoam na identificação. Nesta fase inicial, trocas da letra “I” pelo número “1”, ou da letra “o”, pelo número “0” podem ocorrer.

Ainda foi feito um “papa-filas”, que é a venda antecipada do cupom do pedágio na fila, para conseguir dar vazão aos usuários.

Quanto à extensão máxima ou o limite de tempo em fila, Silva disse que o permitido é de 200 metros por 15 minutos, e de 400 metros também em 15 minutos, em vésperas de feriados, sexta-feira e domingo à tarde. Passado esse tempo, a concessionária deve tomar providências como liberar as cancelas.

– A cobrança na RSC-287 não é novidade, mas nas novas três praças são. Os usuários ainda têm dúvida. Eles perguntam preços e eventuais isenções, contudo, passado os primeiros dias, a ideia é que não hajam mais filas – disse Silva.

Ele complementou que o número de cabines é definido conforme o número de veículos que passam pela rodovia. Para apontar longas filas nas praças, Silva afirmou que tanto a concessionária quanto o usuário podem fazer o registro para que providências possam ser tomadas:

– O usuário pode baixar o aplicativo da Agergs e fazer o registro com foto. Caso o usuário permita identificar a localização, podemos saber em qual praça de pedágio o usuário está. Também temos as câmeras da Rota para fazer a verificação.

Melhorias

Ricardo Pereira da Silva, da Agergs, também falou que, a partir de agora, a concessionária tem de consertar os acostamentos e realizar sinalização vertical, entre outras melhorias:

– Existem limites de tempo em contrato, e a Rota de Santa Maria deve monitorar. Toda semana, uma equipe do poder concedente ou da Agergs vai a campo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Suspeitos tentam dificultar investigações de crimes financeiros e são presos pela Polícia Federal em Santana do Livramento Anterior

Suspeitos tentam dificultar investigações de crimes financeiros e são presos pela Polícia Federal em Santana do Livramento

“Nós professores devemos ser referência para nossos alunos”, afirma secretária de Educação de Júlio de Castilhos sobre caso de assédio de alunas por professor Próximo

“Nós professores devemos ser referência para nossos alunos”, afirma secretária de Educação de Júlio de Castilhos sobre caso de assédio de alunas por professor

Geral